Tipos Indicados para a Correção do Fator de Potência
A correção pode ser feita na baixa ou na média tensão, por meio de bancos fixos, programáveis ou automáticos.
De acordo com as condições da instalação e a potência necessária é feita a opção mais adequada.
Em instalações com diversos transformadores de distribuição, áreas extensas e potência elevada, pode ser indicada a utilização de bancos de capacitores em média tensão.


A correção na entrada da energia de média tensão corrige o fator de potência visto pela concessionária, permanecendo internamente todos os inconvenientes citados pelo baixo fator de potência.
O fator de potência, de acordo com a Resolução 1.000 da ANEEL , deve permanecer acima de 0,92.
Tanto no período indutivo quanto no período capacitivo.
Entenda como período capacitivo o período de 6 horas consecutivas, definido pela distribuidora entre as 23h30 e 6h30.
Considerado o acima sublinhado fica claro que se o fator de potência tornar-se capacitivo e inferior a 0,92, haverá a cobrança de reativo excedente, no caso, capacitivo.
Para evitar este tipo de ocorrência é recomendada a utilização de bancos programáveis ou automáticos, ficando os capacitores fixos destinados exclusivamente para a compensação de reativos indutivos estáveis e conhecidos, por exemplo o reativos de transformadores operando em vazio.
Para evitar situações de baixo fator de potência, indutivo ou capacitivo, é indicada a utilização de banco de capacitores automáticos, os quais se adequam a necessidade momentânea da instalação, ou programáveis, que podem ser acionados com base em eventos
predefinidos.
Os bancos de capacitores podem ser previstos para a compensação de parte das cargas ou para sua totalidade, de acordo com as características da instalação.